quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ONDE NÃO ESTÁ A NOSSA SALVAÇÃO

Parte 2                                        

                                                                                                       Cleberson Faria

3- COSTUMES E TRADIÇÕES

Cl 2:8 “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”

Qualquer instituição, por mais bem organizada que seja, está sujeita a falhas, pois estas são inerentes aos seres humanos, e por isso, presentes no seu dia a dia. Nesse sentido, não há salvação em costumes e tradições, pois estes se relacionam apenas a nossa visão de mundo influenciada por uma série de fatores, tais como época, lugar, cultura, etc... que nada nos acrescentam ou diminuem na adoração à Deus.

Em Mt 15:6 diz:E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus”. É interessante observar também o que está escrito em Ap 5:9: “Deus comprou para si todos os povos, línguas e nações...” Creio que estes textos explicam onde quero chegar, sem necessitar aprofundar neles.


Quando Jesus responde aos fariseus em Mt que eles invalidavam o mandamento de Deus, se trata daqueles costumes que vão explicitamente contra a Palavra de Deus. No caso de Ap 5:9, se trata do oposto, pois Deus sabe que as os povo, línguas e nações são diferentes entre si em muitos sentidos, mas, por essência, todos adoram ao Pai em espírito e em verdade. Ou seja, livre de dogmas e formas pré-estabelecidas e ritualizadas de como servir a Deus. Se Deus não requer isso de seus filhos, então com qual a autoridade as instituições nos colocam essas camisas de força?

A salvação não está no homem e na religião, pelo contrário, estes apenas nos afastam do Filho de Deus. É um engano terrível nos apegarmos a certos costumes como se estes nos valessem como algum mérito próprio para com Deus e com os homens. Chega a ser absurdo tal ideia e comportamento!!!

3 – “DOUTRINAS”

Is 29:13: “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;”

“Doutrinas” não salvam. O próprio Senhor Jesus fez essa leitura na continuação de Mt 15:6, em que explica que muitas doutrinas são criadas com base em tradições humanas, as quais, ao invés de fortalecer a espiritualidade, a sufoca. É por isso que doutrina não salva. Pelo contrário, sufoca, oprime e aliena aqueles que querem, verdadeiramente, servir a Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário