domingo, 23 de junho de 2013

Chega de pão e circo!


                                                                                                                Por Cleberson Faria

Nos últimos dias o Brasil tem vivido um momento histórico. As diversas manifestações realizadas em todo o país, tanto nas capitais como em outras cidades, tem trazido à tona o sentimento de revolta e de basta a todas as injustiças que os brasileiros tem vivido por parte dos governantes.

Não nos enganemos pensando que o motivo de tamanho protesto são apenas os R$ 0,20 centavos de aumento da passagem do transporte. NÃO! Esse aumento foi apenas o estopim. Já estávamos até a garganta com os descasos por parte dos políticos que não trabalham em favor do povo brasileiro, e em particular dos menos favorecidos. O povo está saindo às ruas para protestar por uma melhor educação, saúde, segurança, transporte público, menor carga tributária e garantia de todos os seus direitos como cidadão brasileiro que contribui com quase 6 meses de trabalho para pagar seus impostos.


Tenho certeza que aqueles que não puderam ir às ruas se sentem representados por aqueles que estão lá. Repudio as atitudes de vandalismo e depredação do patrimônio público, que, como temos visto, é uma minoria sem propósito que tem praticado tais atos. Mas sou a favor sim de ir as ruas clamar por justiça.

Maracanã
Nosso país desde a colonização até chegarmos ao processo democrático, sofre com a corrupção. Quer seja pela exploração de nossas riquezas em detrimento da ganância de nosso "colonizador", seja pela forma de trabalho escravo, seja no processo político das monarquias, sempre nossa amada pátria e seu povo vem sofrendo desse mal. E assim somos subordinados a aceitar o que é imposto pelos governantes e detentores do “poder”. No entanto, já não suportávamos mais o descaso. Imaginemos o custo da construção de uma obra igual a do estádio de futebol do maracanã, onde foram investidos simples R$ 1,12 bilhão de reais. Ahn, tudo isso em um estádio? Pois é, em um estádio. Mas não tem dinheiro para se construir hospitais, escolas de qualidade, transporte público melhor, segurança pública mais equipada, melhores salários... E o que dizer sobre a corrupção que semanalmente estampam as capas dos jornais? É tanto roubo que já estávamos quase anestesiados diante de tal realidade. Mas, diante desse despertar do povo, será que conseguimos ficar inertes e não apoiar esses protestos? Entende agora o motivo de tamanha revolta?
Pronto Socorro


No entanto, essas manifestações tem dividido opiniões no meio cristão. Sei que somos cristãos e que nossa palavra deve ser a vontade de Deus. Mas em nada essas manifestações se colocam contra a Palavra de Deus, pois antes de tudo devemos nos lembrar que somos cidadãos munidos de direitos que não vem sendo garantidos pelo governo. Não nos esqueçamos de que Deus é JUSTIÇA. Até mesmo o apóstolo Paulo reivindicou o seu direito como cidadão romano de estar se apresentando perante o tribunal de César para fazer defesa das acusações que recebia (At 25: 11-12). 

Manifestação no Congresso Nacional
Não imagino como cristãos podem ficar contrários à causa vendo o povo sofrendo como tem sofrido por décadas e não ser solidário e ativo no processo. Somos filhos da pátria amada Brasil, ou será que vivemos em outra realidade? 


Chega de pão e circo. A palhaçada precisa acabar. Estamos a um ano da copa do mundo e dois anos das olimpíadas. Que essas manifestações pressionem os governantes para que seja garantido tudo aquilo que é nosso por direito. Que possamos ver uma nova realidade surgir em nosso país, baseada em justiça e igualdade social.

Um comentário: