quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conhecendo a Deus


  CONHECENDO A DEUS – Parte 1

Autor – Anderson de Souza Faria.

"Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor" Oséias 6:3a

A importante necessidade de conhecer ao Senhor.

Resumo - Aos meus amados irmãos em Cristo e a todos os leitores,  gostaria de compartilhar um conhecimento das Escrituras e uma grande preocupação.    Quem é Deus? Por que Ele se define como Amor e não como outros de Seus atributos? Qual a grande problemática de não conhecermos a Deus? Dado isso, vamos  estudar as características e aspectos de Deus para termos as repostas. Nesta primeira parte veremos:  Santidade;  Pecado versus a Santidade; Onde cometemos pecado? Onipresença e Onisciência; Deus nos perdoa, é Amor. Bem como  as respostas para as questões acima.

1. Noção da Santidade de Deus

          Quando lemos a bíblia do Antigo ao Novo Testamento, podemos observar que o tema que parece ser o principal é “Santidade”. Tanto que a vida cristã tem que ser fundamentada em santidade [Hb 12:14]. Os textos que Paulo, Pedro, Timóteo escrevem e outros também a respeito da vida cristã se trata de nossa conduta.

Jó 15:15b.”Nem os céus são puros aos seus olhos”. Tendo isso em mente, saibamos então que o nosso Senhor é Santo ao ponto de dizer que os céus não são puros (santo) aos Seus olhos, aquilo que criou em perfeição e na perfeição. A Sua habitação é no Santo dos Santos [Ez 41:4]. Está tão além da nossa compreensão, que, a bíblia não nos revela a Deus em toda a Sua plenitude, mas nos revela aquilo que devemos saber dEle para que O possamos agradar e sermos de fato filhos dEle, como Jesus Cristo nos concede a oportunidade ao morrer por nós.

          O Senhor Deus é Santo,  e requer isso de nós. Sl 30:4; 47:8; 93:5; 96:9; Is 6:3; Lv 11:44. São algumas referências nas quais somos chamados a reconhecer àquilo que Deus é, bem como o que devemos ser.
Então, sobre a Santidade de Deus, podemos concluir que é algo que ultrapassa  de nosso entendimento.

1.2 O pecado versus a Santidade
            Quando pecamos estamos agredindo diretamente a Santidade de Deus, ignorando o poder, autoridade, domínio, não tendo o menor temor da Pessoa Divina que Ele é. Em Pv 3:7; Ec 5:7; Ec 12:13; Rm 11:20-22; 1ºPe 2:17. Somos alertados a nos afastarmos do mal, temer ao Senhor e guardar os seus mandamentos.
            A Sua Santidade é absoluta, não aceita o pecado, é impossível, visto que até mesmo Jesus Cristo morreu por causa dela. Precisamos  entender que Jesus morreu por carregar  os nossos pecados e para purificar  todo o mundo, permitindo acesso livre ao Pai através dEle. Ele que era o único homem verdadeiramente inocente desde seu nascimento até a morte.
Então, vemos a Justiça de Deus operando sobre o pecado nos revelando que  ele é inaceitável.
            Podemos  ressaltar  que, graças a morte de Jesus, que é Deus Filho, que faz parte da Trindade e que satisfez a Justiça de Deus [Rm 1:17] quanto à nossa condição de pecador, no entanto, passaremos ainda pelo juízo que está escrito em [Ap 20:11-15].
            O pecado também causa separação da manifestação da presença de Deus em nossas vidas, é o caso do rei Saul, quando o Espírito do Senhor se afasta dele. Em Mt 27:46, vemos Jesus momentos antes de sua crucificação, onde por um breve período de tempo esteve separado da comunhão com Deus Pai e Deus Espírito, algo que nunca acontecera em toda eternidade, tudo por causa do pecado. 
            Concluimos então que o pecado é totalmente inaceitável na vida de um cristão. Na batalha entre a natureza da carne e a do Espírito [Gl 5:16-22] a que deve prevalecer é natureza do Espírito, que nos conserva em santidade.
                       
1.3 Onde cometemos o pecado?
            
           Esta é uma questão de extrema importância em nossas vidas, pois a resposta é assombrosa e nos coloca a refletir a nossa situação. Para responder a isso, veremos alguns atributos  de Deus.

         Onipresença de Deus, tentar descrever isso é extremamente complicado, nós temos o significado e sentido em nossa mente, mas transcrever em palavras é difícil, para não dizer impossível, é algo como tentar descrever o sabor de uma laranja quando só conseguimos descrever a característica do gosto.
Em Jr 23:23-24; Sl 139:7; At 17:27-28 encontramos algo que é extremamente relevante para nós, a presença de Deus está em todos os lugares, não há escapatória ou esconderijo, então, quando pecamos, estamos pecando diante da Presença de Deus.

         Onisciência de Deus, também é algo que está além de nossa realidade, Deus é uma entidade que tem a capacidade plena de saber aquilo que aconteceu ontem comigo e com você, aquilo que pensamos ter feito em secreto, ao mesmo tempo estar vendo os profetas do Antigo Testamento, os homens bíblicos do Novo Testamento, saber aquilo que faremos amanhã, nossas futuras alimentações e até mesmo a imaginação de nossos pensamentos. Então, quando pecamos, também estamos fazendo diretamente diante do  Conhecimento dEle. 1ºCr 28:9; Jr 17:10; Sl 147:5.

Síntese dos pontos 

“Nem os céus nem a terra puderam-no conter” 2ºCr 6:18.

Salmos 139:1-17; neste capítulo vemos uma síntese da Onipresença e Onisciência de Deus, onde a presença de Deus está além dos céus e do inferno, seu conhecimento é infinito. Embora conseguimos escrever é de extrema complexidade a absorção desde conteúdo, pois nossa realidade cria uma barreira em nosso entendimento, o qual só recebendo a mente de Cristo e sendo renovado o entendimento através do Espírito Santo podemos compreender.

A resposta então de “Onde cometemos pecado?” é: na presença dEle, aos olhos dEle, no conhecimento dEle e contra Ele.

Deus nos perdoa, é AMOR

Diante de todo o conteúdo que acabamos de aprender, podemos dizer: “Graças sejam dadas  a Deus de eternidade em eternidade por Ele se definir como Amor e não como Poder ou qualquer outro atributo, graças a isso (e ao sacrifício de Cristo que satisfez a Justiça de Deus) não somos consumidos e temos o privilégio de nos arrepender e nos achegarmos à presença do Pai.
Deus é Amor [1ºJo 4:8].

Conclusão.

Só começamos a compreender o tamanho do amor de Deus para conosco quando começamos a descobrir quem Ele é de fato, quando começamos a aprender sobre Ele.
Ele tolera nossa ignorância e nos ama grandemente. Pecamos  por sermos ignorantes a respeito de Deus. Se quisermos ter uma vida de santidade, uma igreja que vive em santidade, agradando sempre a Deus, uma igreja pura e que não tem o pecado como rotina em sua vida, é necessário conhecer a Deus para que possamos respeitá-Lo e honrá-Lo como Ele merece e é devido, servindo-O em espírito e em verdade, por amor e gratidão pelo que fez, faz e fará por nós.
Graças sejam dadas a Deus de eternidade em eternidade. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário