sábado, 20 de setembro de 2014


“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, a não ser  por mim.”
João 14:6


Este versículo é, para mim, um dos mais reveladores, no qual o Salvador norteia seus seguidores.

É interessante observar o contexto em que Jesus socorre os discípulos com essa frase, ele vinha anunciando sua morte insistentemente e todos já estavam bem tristes.

O que é tão óbvio nesta declaração, na prática já não é tão evidente para a maioria de nós cristãos.

"ninguém vem ao Pai, a não ser por MIM"

O que percebemos no meio religioso é que existem  infinitas formas de levar à Deus,  ou até mesmo dar uma ajuda para nosso Senhor nos levar até o Pai.

Entretanto, Jesus, o Deus-Filho nos garante levar ao Pai, e ponto. Não há mais nenhuma informação conclusiva, nenhum aditivo.

Infelizmente existem congregações religiosas que se intitulam como meio que se leva a Deus, homens cheios de "fé" que também fazem essa garantia, doutrinas são criadas como objeto de manipulação, muitas vezes Cristo é citado apenas como sendo uma forma de garantir a veracidade da fala do “mensageiro”, apenas para validar as promessas, benefícios, ganhos etc.

Jesus é quem nos leva ao Pai!

Será mesmo que existe mais alguma coisa além DEle?

Há conforto quando lemos: EU SOU...

...O Caminho.

Existem muitos conceitos criados para justificar algumas condutas e um desses é "todos os caminhos levam a Deus", infelizmente não é isso que Ele diz.

Lamentavelmente existem pessoas que já tomaram caminhos e parecem distante desse ponto de partida que é  Cristo!

Conforme diz em Provérbios 14: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”, atualmente os homens têm trilhado caminhos que aos seus próprios olhos parecem ser o mais correto, santo e espiritual, um modelo a ser seguido! Na verdade, o próprio Deus nos lembra de que “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é  em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Então, quando Jesus diz Eu Sou o Caminho, trata-se de uma forma de viver, um procedimento, é preciso que tenhamos cuidado com nossa forma de caminhar, Paulo em Efésios nos chama a uma reflexão: "observe a sua forma de caminhar".

Observe se o Cristo e somente Ele é a base, o modelo e o caminho.

...A Verdade.

Hoje no meio evangélico somos bombardeados com muitas convicções, tudo o que se expõe usando fé para os "irmãos" tem pressuposto de verdade. Se uma pessoa crê que ao usar a água do rio “Jordão” ficará curada, esta será uma verdade absoluta, sobre a qual ninguém conseguirá provar o contrário. Existem tantas verdades, que vão de crendices até cretinices.

Pessoas personificaram o sagrado, criaram formas materiais e finitas do que é espiritual e eterno.  Em suas instituições usam o nome de Cristo, mas se afastaram dEle.

A Verdade é Cristo e seus ensinamentos.

A verdade é exatamente o que Jesus em sua vida demonstrou.
Suas ações são o modelo!
Quando João Batista mandou dois de seus discípulos perguntarem a Jesus se ele era o Cristo, o que Jesus fez não foi provar através de um longo discurso, mas sim através de suas obras.

 Não nos esqueçamos de que em João 1: 17 diz que “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.

 E aí, vamos começar então a olhar a Verdade?
 Observar o que Cristo nos ensinou para que possamos caminhar?

...A Vida.

Não tema a morte!

A missão de Cristo na terra foi trazer a reconciliação entre  Deus  e o homem através de seu Sangue. Ele é a fonte de vida "POIS NELE VIVEMOS, NOS MOVEMOS E EXISTIMOS"

Ele nos trouxe a esperança de vida, não apenas no sentido de existir, e no plano espiritual, nos concedeu à vida eterna.

Jesus ainda nos declara que Ele veio para que tenhamos vida, e vida em abundância!

Que Deus nos ajude a entender essa linda declaração.

Jesus Cristo é a afirmação que nos leva a Deus de forma segura, tranquila, bonita e única!



Hermes Barros

(Com colaboração de Cleberson Farias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário