sábado, 13 de julho de 2013

Renovação do Entendimento


RENOVAÇÃO DO ENTENDIMENTO

Autor – Anderson de Souza Faria.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”

Romanos 12:2

A majestosa graça de ter uma mente renovada.

Resumo - Quero que ao meditar nessa verdade [Romanos 12:2], entendamos verdadeiramente o que Paulo nos quer mostrar quando nos chama para renovar nossas capacidades de aprendizagens das Escrituras, deixando o Espírito Santo falar em nossas vidas, nos guiar, revelar cada dia mais e mais Cristo em nós para que tenhamos uma maturidade espiritual, alcançando a formação de Cristo em nós [Gálatas 4:19].


Nossa realidade


Nos dias atuais, independente de placa de igreja, pois não é a mesma que lhe dá a salvação ou algo similar, mas sim Cristo, existe um grande problema que paira sobre os cristãos, e este é: cegueira espiritual, olhos vendados e limitação no entendimento das Escrituras Sagradas.


Exemplos dentro das Escrituras


A renovação do entendimento nada mais é do que o desenvolver do conhecimento das Escrituras, a inteligência espiritual [Filipenses 1:9]; exemplo claro disso, é o acontecimento relatado em Gênesis 16:1-11 que é o nascimento de Ismael e Gênesis 21:1-5 que é o nascimento de Isaac, Gálatas 4:19-31 e Mateus 3:8-9, nos esclarece a consumação da renovação do entendimento neste exemplo, onde vemos que a descendência de Ismael é de forma natural e da carne, já a descendência de Isaac são aqueles proveniente da natureza espiritual, somos filhos da promessa, filhos de Deus, a verdadeira descendência de Abraão, algo que só pode ser compreendido após a vinda de Cristo.


Então, acima vemos um dos muitos exemplos que a bíblia nos dá, outro poderia ser a Serpente de Metal [Números 21]; o Santo dos Santos, onde habitava a presença de Deus [Ezequiel 41:4, Isaias 6], onde vemos que no Novo Testamento Deus se agrada que a sua plenitude habitasse em Cristo [Filipenses 1:16-22]; o Templo de Deus que no Novo Testamento sai da forma de construção e o nosso corpo se torna o Templo [1º Coríntios 6:19-20], algo que só foi compreendido após a morte de Cristo, mesmo que ele já tivesse explanado sobre esse assunto [João 2:19-22]; o mistério que era a Igreja, oculto em todas as eras [Colossenses 1:26-27, Efésios 3:1-14], impossível de vê-la no Antigo Testamento, só é revelada no Novo, entre muitos outros.


A grande importância de termos nossas mentes renovadas


Então, a importância que quero trazer é: a renovação do entendimento é contínua e irá perdurar por toda a eternidade, darei três motivos.


1 – A multiforme sabedoria de  Deus. [Efésios 3:10]
Temos que entender que Deus é Santo (único) em Sua Onisciência, ou seja, o seu conhecimento é infinito e passaremos a eternidade sem compreender totalmente. Há inúmeras formas dEle revelar sua sabedorias, por isso, não poucas vezes aprendemos e ouvimos aquilo que Ele quer nos falar através de métodos inesperados para nós.

2 – A mente de Deus só pode ser compreendida pela mesma. [Romanos 11:33-36]
Então, a renovação implica diretamente na necessidade de termos uma intima relação com Deus, como Jesus nos revelou em sua  vida, que é: oração, leitura, prática, confiança no Pai, para que então possamos começar a compreender através da mente de Cristo que está em nós.

3 - Temos a mente  de Jesus Cristo. [1º Coríntios 2:11-16]
Só podemos entender as verdades bíblicas através  da mente de Cristo que jaz em nós, juntamente com a instrução do Consolador que também temos [João 14:26], tendo isso em mente, nossas capacidades de compreensão das Escrituras são infinitas e são aprimoradas no dia a dia, por isso Paulo nos chama em Romanos 12:1 para que apresentemos o nosso corpo em sacrifício vivo ao Senhor, isso é, nossa comunhão diária nos dando uma intimidade com Deus, que nos dá mais e mais capacidades de discernimentos espirituais e crescimento na graça e nas verdades bíblicas.


Considerações Finais


Em suma, nos permitirmos ter a renovação do entendimento é: amar a Deus  de tal forma onde deixamos que Ele manifeste a Sua vontade em nossas vidas, nos recolhendo sob a Sua autoridade, permitindo que O Único que pode nos ensinar os caminhos espirituais nos guie, nos livrando do grande erro que é os usos e costumes dentro das denominações (placas de igrejas), nos livrando das tradições para que não nos tornemos falsos cristãos (Isaias 1:10-28), e o mais maravilhoso, [Efésios 4:12-16] nos fazendo chegar à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. E assim, experimentamos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, Amém.

Um comentário:

  1. Gostei do tema, li com muito critério e espero em breve ver esta página visitadas por milhões de cristãos em volta do mundo, que desejam terem uma página comprometida com a verdade.

    ResponderExcluir